Instagram ganha versão mais leve para celulares Android
Sem alarde ou anúncios formais, o Instagram lançou nesta quarta-feira (27) uma versão mais leve de seu aplicativo para smartphones Android. Disponível na Google Play Store, o software ocupa apenas 573 Kb, mais de 50 vezes menos que a aplicação tradicional, e dá acesso a todos os recursos centrais da plataforma, mas de uma forma menos exigente e com menor carga sobre as especificações dos aparelhos.
Assim como já aconteceu com o Facebook e o Messenger, por exemplo, trata-se de uma forma de expandir ainda mais o número de usuários, principalmente em países emergentes. O Instagram Lite permite a utilização da linha do tempo convencional, a realização de publicações e também a utilização dos Stories, seja para visualização das postagens dos amigos ou criação de próprias.
Por outro lado, os recursos de compartilhamento, principalmente, ficaram de fora. A versão mais leve não permite o envio de mensagens diretas para amigos nem respostas aos Stories, além de não contar com o botão que permite o envio de publicações por meio de outras redes sociais. O recém-lançado IGTV também não aparece aqui.
Além disso, o Instagram Lite tenta, ao máximo, economizar na conexão, exibindo fotos em uma qualidade e resolução menores do que aquelas do app central. É uma medida que faz parte, também, do lançamento de uma versão repaginada do site móvel da rede social, lançado no mês passado, voltado para países emergentes e dispositivos mais fracos, permitindo a utilização da plataforma sem a necessidade de download de aplicativo.
Apesar das alterações, quem olhar a interface do Instagram Lite deve perceber poucas diferenças, que se resumem a um visual um pouco mais limpo. As mudanças, como dito, estão nos bastidores e têm a ver com o funcionamento do sistema, a economia de dados na exibição de imagens e o sumiço de alguns recursos que exigiriam mais e, sendo assim, tornariam os pacotes maiores e mais pesados para download e instalação.
A ideia do Instagram é lançar o app em todo o mundo, mas essa chegada vai acontecer de maneira segmentada, país a país. O primeiro a receber a nova edição é o México, onde testes finais da aplicação vinham acontecendo desde a última semana. A versão, claro, conta com anúncios, exibidos da mesma maneira que no uso convencional.
Além disso, o objetivo é repetir o sucesso de outros softwares mais leves. Esse caminho rumo a um público com celulares mais modestos é uma das grandes perspectivas do Instagram para continuar crescendo, algo que já aconteceu antes com o Facebook. Com as versões Lite do Messenger e também do app da própria rede social, a companhia arrebanhou mais de 200 milhões novos usuários em apenas dois anos desde o lançamento, em 2015. A expectativa é repetir esse sucesso no Instagram.
FONTE: Instagram (Google Play Store)