Com mais de 15 anos de história Banda de Música Municipal Acordes Barrense segue firme e forte em Barro – CE

Quem já teve a oportunidade de ver e ouvir as bandas de música de seus municípios tocando, sabe a emoção de acompanhar a tradição e a cultura levadas por músicos e maestros e a importância dessas bandas para a cultura de suas cidades.

As bandas de música dessas cidades são tradicionais, marcadas por elementos da prática cultural. Em relação à relevância das bandas de música brasileiras, fruto de uma tradição que vem desde os tempos do Brasil colonial, as bandas atuam como celeiro de inúmeros gêneros musicais, sendo o pilar da cultura de suas cidades e no município do Barro isso não é diferente.

A 15 anos atrás, em 24 de fevereiro de 2003 começaram os trabalhos da Banda, na administração do então prefeito Janildo Alves, Welington Oliveira Soares, um jovem sonhador e determinado recebia a proposta e o desafio da então secretária de educação, dona Helania Tavares para assumir a responsabilidade de formar, ensinar e dirigir uma banda de música. Já em 28 de abril de 2003, pouco mais de 2 meses após os inícios das atividades a banda já estava fazendo sua primeira apresentação. Começava nesse momento uma história que, ininterruptamente, ao longo dos anos vem servindo a sociedade barrense e já contribuiu para a formação de diversas crianças e jovens, onde muitos hoje são grandes profissionais em várias áreas.

A banda de música se apresenta em eventos comemorativos de datas cívicas municipais e nacionais, festas de padroeiros, eventos escolares e também sempre que a população solicita para alegrar a sua comunidade em algum evento, mas somente em 03 de dezembro de 2013 que a banda de música municipal Acordes Barrense foi criada oficialmente pela Lei 351/13, na gestão do então prefeito Neneca Tavares.

Hoje após se passar mais de 15 anos do início de suas atividades o trabalho da banda continua firme e forte e ainda sobre a liderança de Welington Oliveira Soares, hoje um dos grandes nomes da cultura barrense, que junto com a banda de música municipal tem novos projetos e um futuro promissor, continuando a receber crianças e jovens no intuito de contribuir para a formação musical e cidadã com a prática da boa música, sendo hoje a B.M.M Acordes Barrense uma das principais representações culturais e sociais do município do Barro, sendo um dos poucos órgãos da administração municipal que estão sempre na ativa, fortalecendo a cultura e dando oportunidades de crescimento as crianças e jovens barrenses e que com certeza ainda tem muito a fazer e a contribuir ainda mais com o município do Barro.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *