Ceará tinha 451 mil trabalhadores desocupados no 4º trimestre de 2017, diz IBGE

O Ceará teve 11,1% de sua população desocupada no quarto trimestre de 2017; na Grande Fortaleza, a situação é melhor: 9,8% dos moradores não trabalhavam no mesmo período, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os números representam 451 mil cearenses com mais de 14 desocupados e 217 mil na Grande Fortaleza.

Em todo o Brasil, 26,4 milhões de brasileiros estavam sem trabalho no quarto trimestre de 2017. Esse número representa os trabahalhadores subutilizados no país, grupo que reúne pessoas que poderiam trabalhar, mas estão desocupadas, e aqueles que trabalham menos de 40 horas semanais.

Trabalho menos de 40 horas

O IBGE divulgou também o número de cearenses que têm a força de trabalho subutilizada, aqueles que poderiam trabalhar 40 horas semanais, mas não têm oportunidade de emprego com essa carga horária; consequentemente, essas pessoas recebem menor remuneração.

No Ceará, essa condição afeta 21% dos trabalhadores. Em todo o país, são 6,5 milhões de pessoas que trabalham menos de 40 horas.

Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, a população de trabalhadores subutilizados tem “praticamente um perfil único” por conta, sobretudo, das dificuldades inerentes ao ingresso no mercado de trabalho.

“Os jovens, dadas as dificuldades e barreiras deles se inserirem no mercado de trabalho – falta de experiência, falta de qualificação. Isso também vai abranger um maior contingente da população preta e parda, que também tem maior dificuldade de se inserir por conta da formação e da qualificação e pela falta de experiência

FONTE: G1 – CE.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *