Especialistas alertam para risco de novo surto da febre amarela em todo o Brasil

Especialistas alerta que não está descartado o risco do Brasil enfrentar um surto de febre amarela. A informação está publicada na edição desta quarta-feira (24) do Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, a apreensão aumenta quando se leva em consideração o fato de, neste ano, a circulação do vírus estar em áreas próximas de regiões muito populosas e, sobretudo, onde não havia recomendação de vacinação – portanto, com grande número de pessoas suscetíveis.

Boletim divulgado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde, aponta que em uma semana foram confirmados 95 casos de febre amarela no país e 33 mortes, sendo 10 em São Paulo e 17 em Minas Gerais. Ao todo foram registrados 601 casos suspeitos, dos quais 162 estão sendo investigados. O professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Maurício Nogueira, avalia que os próximos dias serão cruciais.

“Tudo vai depender da rapidez com que vamos vacinar e, com isso, bloquear o avanço da circulação do virus”, observa.

Ainda segundo o Estado de S. Paulo, professores ouvidos afirmam que há anos circula a informação do avanço do vírus da febre amarela no Brasil. “A expansão da circulação não é um fenômeno novo. Há 20 anos o vírus vem se aproximando cada vez mais da região da Mata Atlântica”, afirma Nogueira.

Em Fortaleza

O posto de saúde Paulo Marcelo, no Centro de Fortaleza, tem recebido um grande número de pessoas a procura da vacina da frebre amarela. A lotação chegou a causar tumulto no último domingo (21), quando equipes da Polícia Militar foram ao local para acalmar os ânimos.

A vacinação contra a febre amarela ocorre em regime de plantão em dois postos de saúde de Fortaleza, das 8h às 16h30, somente para quem tem viagem marcada para outros Estados. Além do Paulo Marcelo, o posto de Messejana também está aplicando a vacina neste fim de semana .

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 2.300 novas doses da vacina foram disponibilizadas para o fim de semana.

FONTE: Ceará News7.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *