Setor de serviços apresenta crescimento de 1,3% no mês de junho no Ceará

O setor de serviços no Ceará apresentou crescimento de 1,3% no volume de serviços prestados no mês de junho, se comparado ao mês anterior. De acordo com a unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números comprovam sequência de crescimento nos últimos três meses (maio 0,5% e 1,1% em abril).

Por atividade, em relação a maio de 2017 (série com ajuste sazonal), apresentaram crescimentos os segmentos de Serviços prestados às famílias e Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, ambos com 1,0%, Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%) e Outros Serviços (0,7%).

O único recuo foi registrado nos segmentos de Serviços de informação e comunicação (-0,2%). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou crescimento de 5,3% na comparação com maio.

A receita nominal em junho registrou variação de 1,0% em relação a maio (série com ajuste sazonal) e, na comparação com mesmo mês do ano anterior, ficou em 3,2%. A taxa acumulada no ano ficou em 1,6% e, em 12 meses, 0,6%.

No 2º trimestre de 2017, o setor de serviços registrou variação positiva de 0,3% frente ao 1º trimestre na série livre de influências sazonais, interrompendo uma sequência de nove trimestres seguidos de resultados negativos.

No que concerne aos resultados semestrais, o setor de serviços registrou, em volume, recuo de 1,3% no 1º semestre de 2017 em relação ao 2º semestre de 2016, na série livre de influências sazonais, configurando-se como o menor recuo desde o 1º semestre de 2015.

FONTE: Ceará News.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *