Chove em apenas 12 cidades neste sábado de carnaval, diz Funceme

Choveu em apenas 12 municípios entre a manhã de sexta-feira (9) até as 7h deste sábado(10), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Maior precipitação aconteceu na cidade de Jaguaruana que registrou chuva de 20 milímetros.

A Funceme informou nesta sexta-feira que foliões terão um carnaval chuvoso em algumas regiões do Ceará. Ao longo dos dias de festa, a influência do sistema meteorológico vai impactar de forma diferentes o litoral e interior cearense.

Confira a previsão da Funceme:

Sábado (10): chuva no Centro-Norte, principalmente na área da Serra da Ibiapaba, e possibilidade de chuva no Sul do Ceará.

Domingo (11): tempo nublado com chuvas em todas as regiões do estado.

Segunda e terça-feira (12 e 13): períodos variando entre sol e eventos de chuva; a Funceme deve detalhar a previsão para esses dias no domingo.

De acordo com o meteorologista da Funceme David Ferran, o litoral do Estado também está propício a chuvas, principalmente durante a madrugada e no início da manhã ao longo do feriadão.

O principal sistema responsável a formação de nuvens e, posteriormente, a ocorrência de chuvas, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Na porção sul do Estado, principalmente no Cariri, há ainda uma leve influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que se constitui em uma faixa de nebulosidade que se estende da Amazônia até o Atlântico Sul, orientada no sentido noroeste-sudeste.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Jaguaruana (Posto: Jaguaruana) : 20.0 mm

Iracema (Posto: Bastioes) : 9.0 mm

Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 5.0 mm

Alto Santo (Posto: Logradouro) : 4.2 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 4.2 mm

Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 4.1 mm

Jati (Posto: Jati) : 4.0 mm

Jati (Posto: Sitio Macapa) : 4.0 mm

Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau) : 3.0 mm

Limoeiro Do Norte (Posto: Sitio Malhada) : 2.8 mm

FONTE: G1 – CE.

Use o Facebook para comentar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *