Ceará tem mais de 9 mil vagas no Sisu 2018

O Ceará tem 9.909 vagas em instituições de ensino superior ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As inscrições foram antecipadas e terão início nesta terça-feira (23), seguindo até 26 de janeiro.

Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu (sisu.mec.gov.br), e o candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017. Ao ingressar no sistema, ele deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará 6.288 vagas no Sisu 2018. No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Com relação à segunda etapa, o prazo será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Na UFC, a solicitação de matrícula será realizada nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. Em breve, será disponibilizado o calendário com a divisão por cursos. Na Instituição, também não haverá a adoção de sistema de pesos.

Já o Instituto Federal Ceará (IFCE) oferta 2.765 vagas de 82 cursos de graduação, em 23 campi, para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (18).

Os campi participantes são: Acaraú, Aracati, Boa Viagem, Baturité, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Sobral, Ubajara, Quixadá, Jaguaribe, Fortaleza, Paracuru, Cedro, Maracanaú, Morada Nova, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Umirim, Tauá e Tianguá.

Ainda no estado, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oferta 256 vagas, nos cursos de Administração Pública (20), Agronomia (20), Bacharelado em Humanidades (76), Enfermagem(16), Engenharia de Energias (16) e Letras – Língua Portuguesa (16), nos campi do Ceará; e Bacharelado em Humanidades (76) e Letras – Língua Portuguesa (16), no campus da Bahia.

A Unilab tem 17 cursos de graduação. Na próxima edição do Sisu, haverá vagas também para os cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, cuja oferta acontece uma vez por ano. Os cursos de História, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Ciências Sociais e Relações Internacionais são terminalidades do curso de Bacharelado em Humanidades (BHU), não sendo ofertados via Sistema.

Por fim, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) está disponibilizando 600 vagas.  São 13 cursos no total, incluindo Medicina, com 40 vagas.

FONTE: Diário do Nordeste.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *