Sertão cearense tem chuva de granizo

O município de Parambu, no Sertão dos Inhamuns, do Ceará, registrou uma chuva de granizo no fim da tarde desta quarta-feira (20). Em fotos nas redes sociais, moradores exibiam em baldes e nas mãos o gelo pego durante a chuva na localidade de Serra dos Lopes.

A presença de uma nuvem cúmulo-nimbo gerou o fenômeno, de acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz. Essa nuvem, segundo Fritz, pode ultrapassar os 10 quilômetros de altura, da base ao topo. “Lá em cima é muito frio e cria-se o cristal de gelo. Em muitas ocasiões surgem pedras de gelo e, com as chuvas, acabam caindo junto com a água”, explica.

O meteorologista ressalta que tanto as chuvas e o granizo foram influenciados também pela presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura, sobre o Nordeste do Brasil.

Previsão para próximos dias:

Choveu em 36 municípios do Ceará no período das 7 horas de quarta-feira (20) às 7 horas desta sexta-feira (22), segundo boletim da Funceme. A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Guaramiranga, Maciço de Baturité, com 31,2 milímetros. Segundo a Funceme ocorreu chuva também nos municípios de Aracoiaba (21,4 mm), Beberibe (21.0 mm), São Gonçalo do Amarante (17,2 mm), Pindoretama (16 mm), Altaneira (16 mm), Penaforte (16.0 mm), Milagres (14.0 mm) e Iguatu ( 13.0 mm).

Para esta quinta-feira (21), no decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do estado. Para sexta-feira (22), nebulosidade variável com chuva em todo o Ceará no decorrer do dia. No sábado (23), há possibilidade de chuva em todo o estado ao longo do dia.

FONTE: G1 – CE.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *