Vendas no comércio registram queda de -0,9% em outubro, aponta IBGE

O comércio varejista registrou queda de – 0,9% em outubro deste ano, em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após o acréscimo de 0,3% em setembro. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total do comércio varejista cresceu 2,5% em outubro de 2017, sétima taxa positiva seguida, porém em menor magnitude que a registrada em setembro (6,2%). O volume de vendas acumulado no ano foi de 1,4% e o acumulado nos últimos 12 meses teve variação de 0,3% em outubro, registrando o primeiro resultado positivo desde abril de 2015 (0,2%).

O comércio varejista ampliado (inclui veículos, motos, partes e peças e de Material de construção) recuou (-1,4%) em relação a setembro de 2017, após crescer por quatro meses consecutivos, período em que o varejo ampliado acumulou ganho de 3,5%, na série com ajuste sazonal. Frente a outubro de 2016, o varejo ampliado avançou 7,5%, sexta taxa positiva consecutiva,e com isso acumulando de janeiro-outubro 3,2%.

O acumulado nos últimos 12 meses teve a primeira alta (1,4%) desde agosto de 2014 (0,6%).

FONTE: Ceará News7.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *