Operação Caatinga combate desmatamentos ilegais no Cariri Cearense

Com apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou mais 550 hectares na área dos municípios de Araripe, Lavras da Mangabeira e Farias Brito. A ação fez parte da Operação Caatinga, deflagrada no dia 29 de novembro e que encerrou suas atividades no último dia 06 de dezembro, tendo como foco o combate aos desmatamentos ilegais na região sul do Ceará. Foram lavrados mais de R$ 734 mil em autos de infração.

A instituição comemora o aumento de eficiência nas ações fiscalizatórias. A operação Caatinga, em comparação com sua antecessora, a operação Mandacaru, com o mesmo tempo de duração e a mesmo efetivo de fiscais, embargou 50% a mais de áreas degradadas e mais que dobrou o volume de multas aplicadas. Juntas as duas operações geraram R$1.068,500,00 em multas e embargaram 833 hectares.

Segundo Herbert Lobo, superintendente do Ibama no Ceará, diversas operações de combate aos crimes ambientais serão executadas ainda este mês. “Os infratores ambientais têm agido de forma cada vez mais contundente e ousada. Temos que intensificar ações, integrar esforços com o Estado e os municípios, para fazer frente a essa realidade e proteger áreas relevantes ambiental”, afirmou.

Litoral:

O IBAMA iniciou ontem (11) a segunda etapa da Operação Orla Verde, que percorre os 573 km do litoral cearense com objetivo de coibir ocupações irregulares em áreas de preservação permanente (APPs), intervenções em dunas fixas e desmatamentos de mangues e em outras áreas sem autorização de órgãos ambientais.

FONTE: Diário Cariri / Diário do Nordeste.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *