Mil presos vão fazer Enem no Ceará

Mais de mil presos realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), que será realizado nesta terça (12) e quarta-feira (13). Ao todo, 62 unidades prisionais do Ceará têm inscritos no exame, que dá acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Como preparação para a prova foram realizados aulões com conteúdos específicos voltados para o Exame. Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), as unidades penitenciárias de todo o estado possuem 46 salas de aula e 1.749 alunos matriculados, da alfabetização ao ensino médio.

Para Rodrigo Moraes, assessor educacional da Sejus, a adesão dos 1.003 internos inscritos é uma forma de avaliar como o trabalho de educação vem sendo realizado dentro das prisões.

“A participação dos alunos e o desejo de fazer a prova é o resultado do empenho dos professores e da parceria com a Secretaria da Educação. E também é o olhar deles para fora dos muros, pensando em novas oportunidades”, destacou.

O Enem PPL será realizado por 31,7 mil detentos em todo país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é voltado para jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade e tem a mesma finalidade daquele feito pelo público geral: avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio.

Mais de 197 mil pessoas presas e jovens sob medida socioeducativa participaram do exame entre 2011 e 2016, conforme o Inep.

FONTE: G1 – CE.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *