Deputados cearenses creem em renovação acima de 60% na Assembleia

Os atuais deputados estaduais cearenses já fazem contas para se situarem na disputa eleitoral do próximo ano. Todos estão certos de que haverá uma grande renovação, como vem acontecendo nos últimos pleitos. Agora, porém, em razão dos muitos escândalos envolvendo políticos dos diversos partidos, a expectativa é de que a renovação no Legislativo estadual possa superar a casa dos 60%.

As relações dos prováveis novatos já circulam na Assembleia, quase todos com sobrenomes já conhecidos da política cearense, pois filho ou parente próximo, incluindo as mulheres de alguns deles, como a do prefeito de Caucaia e a ex-prefeita de Tauá, mulher do conselheiro Domingos Filho, ex-deputado e ex-governador do Estado.

Em 2014, a renovação alcançou o patamar de 52,2%. À época, foram apenas 22 parlamentares releitos. Em reportagem publicada recentemente no Diário do Nordeste, os parlamentares comentaram tal expectativa quanto ao pleito de 2018.

O deputado Julinho (PDT), membro da Mesa Diretora da Casa, afirmou que o percentual de renovação de 2014 deve se repetir ou aumentar, uma vez que a população está acompanhando mais de perto os atos de seus representantes políticos. “Se determinado candidato não atender aos anseios da população, com certeza, o voto do eleitor será mudado, porque todo mundo está mais atento”.

Renato Roseno (PSOL) também crê em uma renovação expressiva dos assentos na Assembleia. No entanto, ele acredita que isso dependerá em boa parte do foco que os partidos vão dar, mas sobretudo se a sociedade civil organizada adotar uma postura mais assertiva no sentido de apresentar novos quadros.

FONTE: Diário do Nordeste.

Use o Facebook para comentar este Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *