Em Fortaleza greve geral começa com dezenas de ônibus parados e motoristas presos

Dezenas de ônibus tiveram os pneus furados ou esvaziados na manhã desta sexta-feira em diversas avenidas de Fortaleza, como parte do protesto de várias categorias em mais um dia de greve geral no País convocada por entidades sindicais. Até o momento, porém, não foi registrado nenhum incidente grave. O Comando do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) confirmou a prisão de dois motoristas que tentavam furar pneus de alguns ônibus na Avenida Bezerra de Menezes.

O trecho com maior número de ônibus parados é o quadrilátero formado pelas Avenidas Carapinima, 13 de Maio, Universidade e Domingos Olímpio, entre o Centro e o Benfica, na região central da cidade. Como tradicionalmente acontece em dias de greve do transporte coletivo, piquetes foram formados por membros do Sindicato dos motoristas e cobradores, e os coletivos acabam sendo parados à força naquele trecho.

Em conseqüência disso, centenas de usuários do transporte urbano da Capital e de cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Maracanaú e Maranguape, acabam sendo obrigados a descer dos coletivos e seguir à pé em direção ao Centro, num percurso de três quilômetros aproximadamente.

Reforço

O policiamento na cidade se concentra, neste momento, nos sete terminais de passageiros da Capital (Papicu, Lagoa, Parangaba, Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana e Conjunto Ceará), na Praça Portugal (Aldeota), no Centro e nos principais corredores de tráfego de coletivos, as avenidas Francisco Sá, Leste-Oeste, Bezerra de Menezes, Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Antônio Sales, Dom Manuel, Aguanambi, Carapinima, Imperador, Tristão Gonçalves, Barão de Studart, Desembargador Moreira, Washington Soares, Expedicionários, João Pessoa, José Bastos, Santos Dumont, Abolição, Alberto Sá, Dioguinho, Historiador Raimundo Girão, Doutor Theberge, Pasteur, Perimetral e Coronel Carvalho.

Segundo o comandante do BPChoque, tenente-coronel PM Henrique Bezerra, em entrevista ao

cearanews7.com.br, por telefone, agora há pouco, a situação está tranqüila até o momento, apesar de uma grande quantidade de ônibus parados nas vias com os pneus vazios. “Estamos com diversas operações e todo o efetivo do batalhão mobilizado desde o início da madrugada”, assegurou.

Bezerra informou, ainda, que neste momento há pontos de concentração de manifestantes no Centro, na Praça Portugal (aldeota) e no Porto do Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante (a 55Km da Capital), onde também há reforço do BpChoque para garantir as atividades do Complexo Portuário do Pecém e da siderúrgica.

Já a Polícia Rodoviária Federal mantém operação reforçada nas rodovias federais e no começo da manhã foi registrado um bloqueio na BR-116, à altura do Município de Chorozinho, na RMF (a 64Km de Fortaleza).

Detidos

Os dois motoristas detidos nas proximidades da Avenida Bezerra de Menezes,  quando tentavam depredar coletivos, não tiveram seus nomes revelados, mas, segundo a PM, foram conduzidos numa viatura do Batalhão de Choque para o plantão do 11º DP (Pan-Americano), onde está sendo feito um procedimento por crime de danos.

VEJA VÍDEO DA PARALISAÇÃO DOS COLETIVOS NESTA MANHÃ NA CAPITAL:

FONTE: Ceará News.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *