Governador Camilo Santana amplia programa Mestres da Cultura

O Governador Camilo Santana assinou na noite dessa terça-feira (20), no Crato, a lei que amplia de 60 para 80 o número de mestres no Ceará. A ampliação, fruto de uma Mensagem enviada pelo governador e aprovada pela Assembleia Legislativa em maio, representa uma importante conquista da política cultural e da valorização da cultura popular tradicional.

“Desde criança, ainda no Crato, acompanho as tradições da cultura. A escolha do Crato para sancionar esse lei, não foi por acaso. Esse município é o berço da cultura do Cariri. E na véspera do aniversário de 253 anos do município, nos reunimos aqui para ampliar em quase 40% de aumento o número de mestres. Vamos agora lançar o edital para escolher os novos mestres e mestras que irão contribuir para formação cultural cearense”, disse Camilo Santana.

Aos 83 anos, mestre Aldenir Aguiar foi o primeiro Mestre da Cultura reconhecido e, até hoje, mantém seu terreiro ativo para brincadeiras e festas na comunidade da Bela Vista, no Crato. “Fui reconhecido em 2004 e todos os meses recebo meu salário, mas me dói muito receber e ver que outros colegas mestres não tenham o mesmo benefício. Espero que agora alguns deles sejam também contemplados. É um reconhecimento à cultura que o Governo do Estado realiza”, afirmou mestre.

FONTE: Ceará Agora.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *