Estado do Ceará vai intensificar vacina contra gripe para grupos prioritários até 9 de junho

O Ceará não vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, que liberou a vacina contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (5). Com isso, o estado vai intensificar vacina contra gripe para grupos prioritários até 9 de junho. A informação foi confirmada na tarde deste sábado (3) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

De acordo com a Sesa, a vacinação vai abranger os grupos de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), trabalhadores de saúde, população indígena, além de pessoas com comorbidades (doenças crônicas), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada.

Cobertura insuficiente:

A cobertura neste sábado chegou a 73% no estado, e de acordo com a Sesa, a meta é alcançar 90% dessa população mais vulnerável imunizada com as vacinas que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

Pelo menos outros quatro estados anunciaram medida semelhante até a tarde do dia 3 de junho. Em 2016, o Ceará imunizou 91,5% da população que é considerada prioritária pela campanha, com aplicação de 1.625.363 doses da vacina.

Influenza:

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças com menos de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Nenhum estado brasileiro conseguiu cumprir a meta de cobertura vacinal antes do dia 26 de maio, data prevista inicialmente para o fim da campanha de vacinação contra a gripe. Até as 15 horas de sábado (3), a cobertura vacinal média em todo o Brasil era de, 78%, com 33.946.709 doses aplicadas.

INFORMAÇÃO: G1 – CE.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *