Governador Camilo Santana lança ação integrada de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya

O governador Camilo Santana assinou, na manhã desta quinta-feira (25), o Pacto de Cooperação por políticas de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya e lançou a gincana “Educação em ação, mosquito aqui não!”, uma parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação. O início da ação integrada de combate ao mosquito Aedes aegypti foi realizado na inauguração da nova sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Poeta Patativa do Assaré, no bairro Granja Lisboa, no Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

“Há todo um trabalho articulado para que dentro das escolas, através de gincanas, através da participação dos alunos, a gente possa eliminar tanto os focos quanto os mosquitos que estão trazendo uma série de problemas para a saúde pública cearense. É importante a gente enfrentar as doenças e engajar a comunidade. E a escola é um ambiente de engajamento e de conhecimento. Vamos somar todos os esforços para enfrentar esse problema, com uma grande campanha, para combater o mosquito em Fortaleza e todo o Ceará”, afirmou o governador.

A gincana, que acontece até junho, pretende estimular os estudantes de toda a rede pública estadual a desenvolver ações de combate ao mosquito e levar a lição da escola para dentro de casa. Grupos de até 15 alunos terão a missão de envolver a comunidade para eliminar os focos que proliferam dengue, zika e chikungunya. Entre os vencedores da bateria de provas e desafios, serão sorteados dois pacotes de viagens.

“Estamos trazendo com ênfase nas escolas o combate ao mosquito. Vamos aproveitar o ambiente educacional para promover a divulgação de informações de forma didática, envolvendo tanto os jovens estudantes quanto as famílias de comunidades de todo o Estado. Queremos chegar em 2018 com mais mobilização e menos casos de doenças”, explicou o titular da Secretaria da Saúde, Henrique Javi.

Nova sede da escola

Na visita à nova sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio Poeta Patativa do Assaré, o chefe do Executivo esteve acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da Educação, Idilvan Alencar. A escola, que comemora em 2017 seus 15 anos de existência, sempre esteve sediada em prédios alugados. Com investimento de R$ 5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Governo Federal, a nova estrutura dispõe de 10 salas de aula, com capacidade de atendimento de até 450 alunos em cada turno (manhã, tarde ou noite), biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), ginásio poliesportivo e um anfiteatro.

Camilo Santana classificou a inauguração do novo prédio como um grande avanço para os jovens da região. “Não há nada que mais nos dê alegria e motivação para trabalhar do que inaugurar uma nova escola. Antes a estrutura aqui não era digna dos estudantes do Bom Jardim. Agora eles têm tudo de melhor. Essa estrutura atual não deixa a dever a nenhuma escola do país. Mas o mais importante, para além da estrutura, é o empenho dos profissionais que tocam o ensino na rede pública, com professores e coordenadores dedicados para levar educação aos jovens. E é esse trabalho através da Educação que pode mudar o Ceará. Esse tem sido o nosso compromisso”, discursou. Fiscalizada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), a obra foi realizada em área que faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico, do Governo do Ceará.

Além da estrutura com equipamentos e espaço físico qualificados, a escola oferta os projetos Professor Diretor de Turma; Enem Chego Junto, Chego Bem; Jovem de Futuro; e-Jovem; além do Clube de Leitores, entre outras ações. O objetivo das iniciativas é incentivar a aprendizagem em todas as disciplinas do currículo e disseminar um clima favorável no âmbito escolar.

Uma nova história

Para os estudantes da Poeta Patativa do Assaré, existe agora a segurança de um espaço capaz de estimular e preparar cada jovem na busca por futuro na Educação Superior e na vida profissional. A perspectiva de um futuro. É o que afirma o titular da Secretaria da Educação (Seduc), Idilvan Alencar. “Aqui era um prédio alugado com condições muito precárias, uma situação muito difícil. Hoje é um dia de muita felicidade, pois o governo entrega uma escola equipada, moderna, com tudo que estudantes e professores merecem”, disse o secretário.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou que as ações do Governo do Ceará transformam a rede estadual de ensino em referência de qualidade, garantindo aos jovens um “ambiente digno e com tudo que se tem direito”. “Essa escola não deixa a desejar a nenhuma escola particular lá da Aldeota. O governador Camilo Santana oferta, através dessa ação, a oportunidade da juventude do Bom Jardim de realizar seus sonhos. De ser engenheiro, de ser professor, de ser artista, de ser o que quiser na vida. Os jovens da região tem agora as condições de escrever uma nova história”, completou.

A vez do Bom Jardim

O evento de inauguração da nova unidade foi embalado com apresentações artísticas de estudantes da rede estadual, com música e atividades circenses. Nos corredores da escola, vários grupos de jovem se divertiram e comemoraram a conquista do novo equipamento para a região do Grande Bom Jardim. “Essa é uma conquista muito boa para o nosso bairro, que tem uma juventude que precisa e quer mais oportunidades. A gente sente que, com a nova escola, muita coisa pode mudar na cabeça do jovem no Bom Jardim”, argumentou a estudante Ana Lívia Maciel, 17, que está no terceiro ano do Ensino Médio.

Maria Júlia Vieira, 17, também está às portas do Ensino Superior. E traz consigo a história do quanto já necessitou de melhorias escolas como a Patativa do Assaré. “Esses laboratórios, as salas aqui, tudo é muito bom para os novos estudantes e quem está chegando ao fim da vida escolar. Muita coisa mudou e deve mudar daqui pra frente”.

INFORMAÇÃO: Governo do Ceará.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *