​Veterinária Dra. Michelle Tavares, fala sobre leishmaniose e esclarece o por que da demora de resultados de exames.

Na manha desse dia 29 de abril a Dra Michelle Tavares, falou a equipe do Plantão Barro sobre leishmaniose e o porque da demora na entrega dos exames.

Dra. Michelle nos relatou que Leishmaniose visceral canina (calazar) é uma doença  infectocontagiosa endêmica e crônica. Causada pelo Leishmania chagasi, que tem como principal vetor, o mosquito Lutzomyia longipal, conhecido popularmente como mosquito palha, responsável pela transmissão através da picada no cão infectado e em seguida no homem.

Em 50% dos casos de cães soro positivos são assintomáticos, já os que aparecem sintomas, apresentam: queda de pêlo ao redor dos olhos, na ponta da orelha e cauda, unhas grandes, emagrecimento, mesmo se alimentando bem e crostas no dorso.

A vigilância e controle da leishmaniose é realizada da seguinte forma: Os agentes de endemias realizam testes rápidos rotineiramente priorizando as regiões mais endêmicas, em caso de resultado não reagente é descartado e em caso de reagente, é  realizado o teste  sorológico através da coleta de sangue do animal e enviada para  o laboratório do estado (Lacen), aguardando o resultado do exame durante 30 dias aproximadamente, nesse intervalo, o proprietário é orientado a usar repelente no cão  até o resultado chegar. Em caso  de  resultado confirmatório, o cão é recolhido e realizado a eutanásia.

A veterinária do município do Barro, ainda nos relatou sobre o porque da demora no resultado dos exames..”No momento estamos com dificuldade de retorno dos resultados do laboratório do estado. Devido a demanda muito alta, por isso os proprietários que tiverem interesse em resultado mais rápido, pode está realizando o exame sorológico em farmácias veterinárias”.

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *