Versão falsa de jogo para Android consegue controlar celular remotamente

Os usuários brasileiros e argentinos do Android precisam ficar atentos com os aplicativos que estão baixando. A empresa de segurança ESET identificou uma versão maliciosa do jogo FrontLine Commando D-Day, cujo objetivo é controlar o dispositivo da vítima remotamente.

O aplicativo é oferecido em uma loja online não oficial, que promete uma versão especial do jogo, com armas e recursos ilimitados, que pode ser baixada pela Google Play ou por um site de compartilhamento de arquivos.

Quando o usuário tenta baixar a versão, o aplicativo é instalado no celular e o usuário recebe uma mensagem de erro, informando que houve uma falha no download porque os recursos não foram encontrados. No entanto, nesse momento, o app realiza uma série de ações no dispositivo, que permitem controlá-lo de maneira remota.

O responsável pelo ataque passa a ter controle sobre as mensagens de SMS, câmera, ligações e informações armazenadas no smartphone e do cartão de memória, entre outros recursos.

Segundo os especialistas de segurança, apenas algumas versões antigas do sistema operacional Android, particularmente aquelas com SDK entre 7 e 16, estão vulneráveis ao ataque – o que representa 10% dos aparelhos existentes.

Para evitar esse tipo de problemas, os usuários devem sempre manter o sistema operacional atualizado, evitar baixar aplicativos fora da loja oficial e, se possível, ter um antivírus instalado no celular.

Fonte: Olhar Digital

Use o Facebook para comentar este Post

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *